Diretores da APG participam do 45º CONAP, em Recife (PE)

Nos dias 17 a 19 de novembro de 2024, Recife sediou o 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP), que contou com a participação de centenas de alunos de especialização, mestrado, doutorado e residentes em saúde representando universidades de todo o país. Os trabalhos do evento, que foram abertos ao público, aconteceram no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Segundo maior fórum deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), esta edição do CONAP teve como lema “Pós-Graduandos: uma resposta para o Brasil do século XXI – Direitos, Acesso, Permanência e Absorção”, centrou seus debates na condição híbrida de estudantes-pesquisadores e as dificuldades de acesso às políticas públicas decorrentes e o papel que esses recursos humanos especializados podem jogar no desenvolvimento do país.
Na sexta-feira (17) pela manhã, ocorreu a abertura do evento, contando com a presença de deputados e senadores do estado. Às 14h, foi realizado o painel “Educação & Ciência para construção de um projeto de país – da reindustrialização nacional e expansão do sistema nacional de C&T ao complexo industrial da saúde”, para a qual foram convidados os ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação.
A presidenta da Capes, doutora Mercedes Bustamante, participou do encontro, assim como o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Marcelo Carneiro.
No sábado pela manhã, a mesa foi sobre “Absorção de recursos de alto nível no Brasil: a situação da formação, empregabilidade e da evasão de mestres e doutores”, voltada para a discussão sobre a interface entre a pesquisa na universidade e os segmentos produtivos da economia para gerar crescimento e empregos e combater a fuga de cérebros.
O encontro também debateu o Plano Nacional de Pós-Graduação 2021-2023, as iniciativas legislativas voltadas a conquistar direitos para os pós-graduandos e contou com diversos grupos temáticos sobre especificidades que afetam os estudantes. No início do noite de sábado, teve início a plenária final que aprovará as propostas e encaminhamentos do Conselho.
Representando os pós-graduandos da Universidade Federal do Pará, estiveram presentes o Prof. Lucas Paixão, pós-graduando em educação digital e metodologias ativas, a Profa. Lívia Maia, doutoranda em história e o Prof. Vanderlei Maciel, mestrando em educação e vice-presidente regional da Associação Nacional de Pós-Graduandos.
Além da UFPA, representantes de outras universidades do Pará também estiverem presentes. O engenheiro Valdeci Junior esteve representando os pós-graduandos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O Prof. Fabricio Correa na ocasião estava representando os pós-graduandos do Instituto Federal do Pará (IFPA), o enfermeiro Helder Borges esteve representando os pós-graduandos da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Prof. Igor Santos esteve representando os pós-graduandos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Pela primeira vez, o CONAP da ANPG contou com tantos representantes de pós-graduandos das Universidades do nosso Estado. Isso nos mostra o quanto o movimento nacional de pós-graduandos vem crescendo no Pará.
Redes Sociais